Um morador de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís, viveu um momento de desespero nesta segunda-feira (25). Ao visitar o Cemitério da Maioba, onde estão enterrados familiares, ele encontrou a sepultura da família danificada e violada.
Segundo o relato, no túmulo estavam os restos mortais do filho, da mãe e do irmão. Revoltado, o homem gravou um vídeo denunciando o caso nas redes sociais.
Essa não é a primeira vez que o cemitério é alvo de denúncias. Moradores já relataram destruição de jazigos, profanação de túmulos e até desaparecimento de corpos. A situação tem causado indignação e medo em famílias que têm entes queridos sepultados no local.
Em nota, a Prefeitura de Paço do Lumiar informou que a coordenação de cemitérios tomou conhecimento do caso nas primeiras horas de segunda-feira (25). A violação teria ocorrido durante a madrugada, entre os dias 24 e 25.
A administração municipal afirmou ainda que a família foi orientada a registrar ocorrência na Delegacia do Maiobão. Uma equipe de coveiros e pedreiros fará a recuperação da sepultura danificada.
A prefeitura destacou que está reestruturando os cemitérios públicos do município com ações de reforma e construção de muros e portões, controle de acesso, combate ao vandalismo, além de melhorias administrativas como o mapeamento de sepulturas.