Adolescente de São José de Ribamar é alvo de busca da PF em investigação sobre extremismo

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (28), a segunda e a terceira fases da Operação Leviatã, voltada à neutralização de atos preparatórios de terrorismo e à repressão à incitação ao ódio e genocídio em ambiente digital.

A primeira fase da operação aconteceu em abril, com apoio do Ministério Público Federal (MPF). A partir das investigações iniciais, a PF identificou a necessidade de ampliar o escopo para investigar outras pessoas envolvidas em condutas ilícitas.

 

Na segunda fase, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Santo André (SP), contra um jovem de 18 anos. Ele tinha ligação com o investigado principal e produzia material musical com conteúdo discriminatório, com potencial de difusão digital e recrutamento simbólico por ideologias extremistas.

 

Simultaneamente, a terceira fase contou com o apoio do Ministério Público do Maranhão e teve como alvo uma adolescente de 16 anos em São José de Ribamar. As investigações indicam que ela mantinha conversas com o investigado da primeira fase, envolvendo discursos de ódio e propagação de conteúdos extremistas nas redes sociais.

As apurações apontam circulação de mensagens com teor racista e intolerante, reforçando a predisposição à prática de atos violentos e a adesão a ideologias extremistas. O material coletado segue em análise para consolidar o conjunto probatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade: varejão QG
Publicidade
PUBLICIDADE
publicidade
novo